Baixe o Adobe Flash Player

Tuishou (推手) ou "Empurrar as Mãos", é o nome para a rotina de treinamento entre duas pessoas que praticam os Wushus Internos como Tai Chi Chuan (Taijiquan), Baguazhang, Xingyiquan, Liuhebafa, Quan Fa, Yiquan. Praticantes do estilo Wing Chun que usam "Agarramento de Mãos" usam dos mesmos conceitos de sensibilidade e desenvolvimento de energia.

O Tuishou é a porta de entrada para os estudantes experimentarem e compreenderem os aspectos do Wushu Interno, pois desenvolve e trabalha o reflexo, sensibilidade, tempo, coordenação, posicionamento e alavancagem. Tuishou funciona sob o instinto natural de uma pessoa para resistir à força com força, ensinando o corpo a ceder à força e a redirecioná-la. Escolas de Tai Chi podem ensinar o Tuishou para complementar o condicionamento físico a partir da execução de Katis. O Tuishou permite aos alunos aprenderem a responder a estímulos externos através do treinamento de técnicas dos Katis praticados. Entre outras coisas, o treinamento com um parceiro permite ao aluno desenvolver o Ting Jing ("ouvir a energia"), a sensibilidade para sentir a direção e a força da intenção de um parceiro. Nesse sentido o Tuishou é um contrato entre os estudantes para treinar os princípios ofensivos e defensivos da arte marcial; aprender a gerar, coordenar e entregar o poder para outra e também como efetivamente neutralizar forças de entrada em um ambiente seguro.

História
O Tuishou segundo a familia Tai Chi Chen's foi criado por Chen Wangting (1600-1680) o fundador do Estilo Chen do Tai Chi Chuan e conhecido originalmente como "Bater as Mãos" (Da Shou) ou "Cruzar as Mãos" (Ke Shou). Chen disse ter desenvolvido os métodos do Tuishou com ambas as mãos vazias e por vezes com Lanças. Outras escolas de Tai Chi atribuem a invenção ao Zhang Sanfeng.

Atualmente o Tuishou se tornou uma forma de competição, principalmente para os praticantes de Wushu Interno. Dentro desse contexto não é um exercicio para desenvolver habilidades e sim mais um esporte.