Baixe o Adobe Flash Player

História dos Grão-Mestres do Shaolin Norte
Ku Yu Cheung (1894-1952) nasceu na Província de Jiangsu, Norte da China. Ele se iniciou nas artes marciais ainda criança, aprendendo Tantui e Zhaquan (Tchá Tchuan) com seu pai, Gu Li Zhi. Após a morte de Gu Li Zhi, Ku Yu Cheung aprendeu com sua mãe. Na adolescência, Gu Ru Zhang treinou Bei Shaolin Quan Men sob a tutela de Yan Ji Wen no acampamento da família Yan, Feichang, Província de Shandong, China (Shandong Sheng Feicheng Yanjkia Zhai). Yan Ji Wen ensinou ao adolescente Ku Yu Cheung tudo o que sabia do sistema Bei Shaolin. Ku Yu Cheung viajou através da China fazendo demonstrações de sua força e domínio da técnica Palma de Ferro (Tie Sha Zhang), Técnica de Respiração Interna dos Sinos de Ouro (Jin Zhong Zhao Qi Gong), Método de Saltos Suaves Habilidosos (Qing Gong Tiao Tan Fa), e o sistema Bei Shaolin Quan Men. Após completar seu treinamento com seu primeiro professor, Ku Yu Cheung aprendeu diversos estilos maiores das artes marciais de Shaolin do Norte.

Certa vez um habilidoso praticante de Palma de Ferro de outro estilo desafiou Ku Yu Cheung para um combate. O outro mestre golpeou uma pedra e quebrou-a ao meio. Ku Yu Cheung não se impressionou. Ele tomou uma das metades e sem esforço cortou-a com a palma da mão. Ku Yu Cheung também dominava a técnica dos Dedos de Ferro. Frequentemente, quando solicitado, dirigia-se a um edifício e retirava pedras de sua estrutura, usando apenas os dedos.

Ku Yu Cheung tinha grande respeito por um mestre de Beisheng Cailifo (Pak Sing Choy Li Fut) chamado Tan San. Um dia ambos concordaram em testar suas habilidades. Ku Yu Cheung atacaria e Tan San defenderia. Ku Yu Cheung executou cada chute parando a apenas cerca de uma polegada de Tan San sem encontrar nenhuma defesa de Tan San. Quando os papéis se inverteram, Ku Yu Cheung bloqueou chutes usando apenas uma das mãos. É devido a este mútuo respeito que eles acabaram trocando estudantes para assim ensinar um ao outro o seu sistema. É esta a razão porque os praticantes de Beisheng Cailifo de hoje frequentemente aprendem cinco sequências curtas de Bei Shaolin Quan Men, e os estudantes de Bei Shaolin Quan Men normalmente aprendem três sequencias de Beisheng Cailifo.

Ku Yu Cheung era ainda famoso por sua habilidade de cura e diz-se que curou um homem corcunda. Ku Yu Cheung aprendeu Zhaquan de Yu Zhen Sheng, Yangshi Taijiquan (Tai Chi Chuan estilo Yang) do General Li Jing Lin (também conhecido como Li Fangsen famoso por sua técnica de espada Wudang e grande expoente de Baijiquan), e Baguazhang (Pa Kuan) e Xingyiquan (Shing I) de Sun Lu Tang [Sun Fu Quan].

Após aprender estas técnicas, Ku Yu Cheung ensinou a Yim Sheung Mo tudo o que aprendera. Yim Sheung Mo (1882-1971) nasceu em Linxi, Província de Guangxi, China. Yim Sheung Mo iniciou-se na carreira de artista marcial como praticante de Hongjia (Hung Gar).Yan desafiou Ku Yu Cheung a um combate, que mudaria radicalmente a trajetória de Yan nas artes marciais. Gu aceitou o desafio. Yam iniciou com uma sequência de chutes e socos. Gu defendeu-se sem esforço, com apenas uma das mãos. Gu então contra-atacou, apenas espalmando Yan como queria. Yam, vendo a superioridade da habilidade de Gu, nunca mais praticou Hongjia e dedicou-se a partir de então a Ku Yu Cheung e o sistema Bei Shaolin Quan Men. Ku Yu Cheung teve muitos alunos, mas somente Yim Sheung Mo distinguiu-se como herdeiro do sistema Bei Shaolin pela prática constante de formas e técnicas. Ele manteve zelosa e tradicionalmente tudo o que aprendeu sob a diligente tutela de Ku Yu Cheung. Yim Sheung Mo era um dos três estudantes a treinar com Ku Yu Cheung logo após seu retorno para sua escola depois de três anos afastado. Então apenas Yim Sheung Mo e outros dois alunos aprenderam o sistema completo. Yam Shang Wu também aprendeu Liuheben Men de Wan Laisheng e Beisheng Cailifo de Tan San

Em 1950, Ku Yu Cheung, sentindo a iminência de problemas políticos, disse a Yim Sheung Mo que seria uma boa idéia se Yim Sheung Mo mudasse para Hong Kong. Logo após a casa de Gu Ru Zhang foi invadida por inimigos políticos. Além de confiscarem relíquias dos dias de combatente de Ku Yu Cheung, levaram-no, posteriormente o drogaram e executaram a tiros na prisão em 1952. Yan, atendendo aos conselhos de seu professor, mudou-se para Hong Kong em 1952.

Yan e Chan continuam o legado...
Yim Sheung Mo era conhecido como o "Cabeça de Ferro" por sua capacidade de quebrar objetos utilizando sua cabeça. Frequentemente, Yan treinava atacando sacos de pancada com sua cabeça, deslocando o saco de pancadas ao alto. Cabeça de Ferro é a Décima Quinta habilidade ensinada na técnica de Respiração dos sinos de Ouro. Yim Sheung Mo também dominava a técnica de Dedos de Ferro. Para demonstrar esta habilidade, Yan poderia dirigir-se a duas paredes próximas e, usando apenas seus dedos, escalar alturas de cerca de seis metros e, da mesma forma, descer novamente. Como outra forma de demonstrar sua habilidade, certa vez quando terminava seu jantar, colocou sua xícara de chá sobre a mesa, e, usando apenas seu dedo médio, furou a xícaras sem, no entanto movê-la do lugar.

Yim Sheung Mo teve muitos alunos, mas um que se distinguiu dentre os demais foi Chan Kowk Wai [Chen Guo Wei]. Chan Kowk Wai foi o primeiro aluno de Yim Sheung Mo e demonstrou o mesmo vigor e energia em suas demonstrações de Qigong assim como fez Gu Ru Zhang. Alguns documentos atribuem a Chan Kowk Wai a habilidade de apagar a chama de uma vela a quatro metros de distância em um movimento sem esforço de suas mãos, a habilidade de criar buracos em paredes sólidas utilizando um único dedo, a habilidade de quebrar uma pilha de tijolos não espaçados de cima a baixo e ainda qualquer tijolo desta pilha e quebrar somente o escolhido, e sua habilidade de curar pessoas usando a energia de cura e massagem terapêutica.
O Grão-Mestre Chan Kowk Wai (1936) nasceu em Taishan, província de Canton, China. Pouquíssimas crianças demonstraram seu imenso interesse em Wushu (Artes Marciais). Aos quatro anos de idade, Chan costumava observar escondido ao instrutor da vila e mais tarde treinar o que tinha visto de memória. Não demorou para um aluno do mestre descobri-lo e reconhecer as formas do estilo. Chan foi então levado diante do mestre. Este, longe de repreendê-lo, pediu a Chan que mostrasse o que aprendeu dos muitos dias de espionagem. O mestre ficou realmente impressionado pela habilidade natural de Chan e decidiu aceitá-lo como aluno. Assim Chan Kowk Wai iniciou sua trilha de aprendizado nas artes marciais aprendendo Cailifo (Choy Li Fut) orientado pelo mestre Chen Sheng. Chan Kowk Wai treinou uma versão pura do estilo Cailifo por dez anos.

Nos últimos dias da antiga República da China (1912-1949) e início da República Popular da China, ocorreram muitos problemas políticos. A família de Chan Kowk Wai decidiu emigrar para Hong Kong. Lá Chan continuou seu treinamento com mestre Ma Jian Feng [Ma Kim Fang] do sistema Luohan Quan. Chan praticou este estilo desta importante escola de artes marciais com afinco. Ele já era um artista marcial habilidoso quando Yim Sheung Mo chegou em Hong Kong em 1952. Ma Jian Feng introduziu Yim Sheung Mo a Chan no mesmo dia em que Yim Sheung Mo chegou a Hong Kong. Yim Sheung Mo, o aluno número um de Ku Yu Cheung, estabeleceu-se na casa da família de Chan Kowk Wai. Yan aceitou Chan como aluno, mediante rigorosas regras de treinamento. Chan foi o primeiro e melhor aluno de Yim Sheung Mo. Yan apelidou Chan Kowk Wai de "Cabeça de Leão". Durante alguns anos as aulas que Yim Sheung Mo ministrou em Hong Kong eram exclusivas para Chan Kowk Wai, irmãos, tios e alguns poucos amigos. Yim Sheung Mo ensinava inicialmente Cailifo antes de ensinar a seus alunos o sistema Bei Shaolin Quan Men. Por dez anos Chan Kowk Wai sacrificou sua vida social, amizades e paixões para dedicar-se exclusivamente na continuidade dos passos de seu mestre no aprendizado de Bei Shaolin Quan Men.

Dentre outros mestres de quem Chan Kowk Wai aprendeu se incluem Huang Han Xun [Wong Hon Fan] "Rei do louva-a-deus" do estilo de Louva-a-deus Sete Estrelas (Ton Lon), Zhang Zhan Wen [Chian Jin Man] de Garra de Águia, e Zhen Yao Chao [Zhen Zhuo Wang], um mestre em medicina e herdeiro da linhagem de (Hung Sing Choy Li Fut) Fozhang Xiong Sheng Cailifo.

A Chegada de Chan Kowk Wai na América do Sul
Chan Kowk Wai chegou ao Brasil em 1960, para introduzir o "Gongfu" [Kung Fu] na América do Sul. Chan participou da formação do Centro Social Chinês, no qual deu aulas por 12 anos. Também ministrou Gongfu na Universidade de São Paulo - USP por sete anos. Chan é considerado o Pai do Gongfu Brasileiro e é respeitado por todos os seus colegas. Em 1972, fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu, uma associação que figura como o núcleo de centenas de milhares de praticantes por todo o Brasil, além Estados Unidos, Argentina, Espanha, Chile entre outros países.
Fundou a Confederação Brasileira de Wushu / Kung Fu, a Federação Paulista de Wushu / Kung Fu e organizou a primeira equipe brasileira a participar do Segundo Campeonato Internacional em 1986 na cidade de Tianjin na China.

Chan Kowk Wai tem reconhecida fama nas associações de Kung Fu de Hong Kong. Ele foi o primeiro mestre a mostrar a força da Palma de Ferro através de seu aluno Chen Ming Hua, o qual quebrou uma pilha de 23 tijolos não espaçados e apoiados diretamente no solo. Este acontecimento foi publicado por uma das melhores revistas de Wushu de Hong Kong.

Aos 20 anos de idade, Chan Kowk Wai treinava 18 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente com mais de 60 anos, ainda treina e ensina diariamente no Brasil e tem feito isto por mais de 30 anos. Chan Kowk Wai é um homem bastante humilde que ensina o Wushu tradicional além dos limites por amor pela arte. Ele doa seu coração por completo por sua arte e seus alunos. Ele é um homem elegante e está disposto a dividir tudo o que sabe com aqueles dispostos a treinar. Seu lema diário é "Treinar, treinar, treinar." Chan Kowk Wai vive seu Wushu. Não é apenas uma atividade que executa ou algo que ensina.

Em seus muitos anos de treinamento, Chan Kowk Wai mostrou muitas habilidades em seu aprendizado além de grande dedicação às artes marciais. Quando Chan Kowk chegou ao Brasil, um grupo de cerca de 20 assaltantes atacou-o assim que ele desembarcou. Uma vez que Chan Kowk Wai era um homem magro e de aparência frágil, os bandidos pensaram que seria um alvo fácil. Esta falsa crença rapidamente desvaneceu-se quando Chan escapou da situação, deixando os bandidos machucados e sem condições de causar mais danos. Aos 50 anos, Chan Kowk Wai caminhava casualmente quando um artista marcial rival atacou-o pelas costas. Chan Kowk Wai girou e desferiu um ataque de um dedo que derrubou seu rival paralisado. (Chan aplicou massagem ao homem machucado, que mais tarde recuperou-se.)

Em outra ocasião, enquanto demonstrava uma aplicação de Yang Taijiquan, da linhagem Yang Banhou, em um aluno muito forte, o estudante notou que se sentia atordoado. Chan Kowk Wai apenas aplicou sua palma na nuca do aluno. Durante a hora que se seguiu a respiração do aluno tornou-se mais difícil até que sem conseguir respirar e teve de sentar-se. Chan Kowk Wai, notando o aluno agarrando a própria garganta, socorreu o estudante com massagem terapêutica. Outra história envolve um dos alunos mais queridos da academia. Na primeira vez que este aluno encontrou Chan Kowk Wai, o aluno era um lutador de rua. Ele queria ver se Chan Kowk Wai era realmente tão habilidoso como dizia, então desafiou Chan a um combate. Chan Kowk Wai disse que concordava, mas com a condição de que ele primeiro treinasse com ele durante um ano. O desafiante aceitou. Um ano depois o aluno aproximou-se de Chan Kowk Wai e novamente o desafiou. Chan Kowk Wai aceitou. O aluno atacou e a última recordação que tem era se ver sentado de frente para a parede. Chart Kowk Wai havia se movido tão hábil e rapidamente que o estudante foi arremetido contra a parede. Chan Kowk Wai disse então, "Você ainda precisa praticar mais".

Fontes:
Yim Sheung Mo - Fa Yang Guo Cui (1959).
Chan Kowk Wai e Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga - Kung Fu Shaolin do Norte - Editora Biopress (1995).
Henan Fine Arts Publishin House, Shaolin Kung Fu (1996).
Mestre Chan Kowk Wai - Kung Fu: Versão curta de uma história muito longa (1999).
Dou Wan Chun, http://www.ccak.org
Liu Yun Qiao, http://www.bajimen.org